segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Carro de corrida ecológico

Muito popular entre pessoas de todos os cantos do mundo, o automobilismo não faz muito sucesso com os ambientalmente corretos. Os carros são grandes bebedores de gasolina, o que faz com que o esporte lance uma quantidade imensa de gás carbônico na atmosfera. Mas tudo isso pode mudar!

Na Inglaterra, engenheiros mecânicos da Warwick Innovative Manufacturing Research Centre desenvolveram um carro de corrida mais verde, provando que a velocidade das disputas automobilísticas e a preservação do meio ambiente podem, sim, coexistir.

Batizado de WorldFirst F3, o carro de Fórmula 3 é ecológico do começo ao fim.

- Os assentos foram produzidos com óleo de soja e espuma de poliéster;
- as rodas são feitas de fibra de cenoura e endurecidas com ecoresina;
- os vidros retrovisores foram confeccionados com amido de batata;
- todo o corpo do carro foi construído com fibras de linho e garrafas recicladas;
- os discos de freio são feitos de casca de caju, que substitui o ferro fundido;
- e por último e mais importante: o veículo é movido a biodiesel extraído de gordura de coco e óleo vegetal, produzido a partir do descarte de frituras de peixes e batatas.

Duvida que o carro tenha o mesmo potencial dos veículos de corrida normais? Nos testes drive, a máquina chegou a atingir 217 km/h e, quando os engenheiros descartaram algumas peças desnecessárias, a velocidade aumentou para 257 km/h.

Por enquanto, o maior empecilho é o preço. O carro está avaliado em US$ 250 mil, mas, ainda assim, os fabricantes garantem que várias montadoras de automóveis já pediram mais informações sobre as tecnologias usadas para fabricar o WorlFirst F3.

Será que a tendência vai se espalhar pelo mundo do automobilismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário